A realização de procedimentos estéticos com base em ativos cosméticos tido como termogênicos – que estão associados à produção de calor no organismo por induzirem o aumento de temperatura – oferece uma série de benefícios, como melhora na eliminação de toxinas e na penetração de outros ativos cosméticos para o tratamento da alteração inestética em questão. Um dos ativos mais famosos que produz esse efeito é o Nicotinato de Metila, porém, ele apresenta algumas restrições de uso. Já o Sense Hot é um ativo inovador, que vem se destacando pelos excelentes resultados. Quer saber mais? Confira a seguir.

Os protocolos estéticos que tem como base a termoterapia – terapia realizada através do calor – sempre fazem muito sucesso na estética, isso porque proporcionam excelentes resultados. Os tratamentos contra gordura e celulite são alguns exemplos, isso porque o aumento de temperatura local, a partir da produção de calor no organismo, faz com que haja potencialização na eliminação de toxinas e também maior penetração de outros ativos cosméticos de tratamento. O uso de produtos com ativos que cumprem essa função de aumento de temperatura na superfície corporal está entre os recursos mais utilizados na termoterapia. Ao exercer o papel de fonte externa de calor, eles dão início a um mecanismo de termorregulação que acelera o metabolismo, levando à queima de calorias.

Um dos ativos mais conhecidos na estética que exerce essa função termogênica na pele é o Nicotinato de Metila, que provoca efeito hiperemiante, rubefaciente e vasodilatador. De acordo com a avaliação toxicológica do Nicotinato de Metila publicada no site da Anvisa, sua ação vasodilatadora se dá cerca de 5 minutos após a aplicação, atingindo valor máximo entre 15 e 30 minutos, mantendo-se por pelo menos 60 minutos e diminuindo em até 2 horas. Este processo é o responsável por promover o aumento da circulação cutânea com extravasamento de sangue nos capilares periféricos localizados na derme e junção derme-epiderme, manifestado pelo efeito rubefaciente imediato (eritema cutâneo). Produtos que contêm Nicotinato de Metila devem ser registrados e apresentar testes de segurança do produto final e que incluem irritabilidade primária, acumulada e sensibilização.

Já o Sense Hot é um ativo que chegou para revolucionar os tratamentos com ativos cosméticos que tem como base a termoterapia. Um dos formatos em que ele é encontrado no mercado é em produtos do tipo mousse efervescente. Nessa forma, é reforçada uma percepção inicial de refrescância, no momento em que se dá a aplicação, juntamente ao sensorial indescritível da efervescência. Na sequência, ele proporciona sensação de aquecimento/calor na pele, semelhante ao do Nicotinato de Metila e com o mesmo objetivo, mas sem causar hiperemia (vermelhidão) e sem o incômodo desagradável do prurido (coceira). O Sense Hot age estimulando os receptores nos neurônios sensoriais presentes na pele, dando esse efeito de calor na superfície, porém de forma segura, levando ao aumento da circulação e melhora na permeação dos ativos.

Ele vem como uma alternativa para profissionais de saúde estética e clientes que buscam produtos e tratamentos seguros, com menor risco de causar irritabilidade e sensibilidade excessiva, podendo ser utilizado em todos os tipos de pele, exceto em pessoas sensíveis aos demais componentes da fórmula e em gestantes.

Para comprovar o efeito de aquecimento, a nossa parceira Buona Vita, com apoio do CIA-BV, realizou um teste com a aplicação do produto final Body Hot, da Buona Vita (de uso profissional e home care), que contém em sua formulação o ativo Sense Hot. O Body Hot é um mousse efervescente enriquecido com ativos lipolíticos, termogênicos e estimulantes do metabolismo, indicado para tratamentos de celulite e gordura localizada.

Fonte: http://blog.buonavita.com.br